Configurando sua Rede via Linha de Comando no Windows

Uma curiosidade no Windows XP é que toda a configuração da rede pode ser feita via linha de comando, através do prompt do DOS, como no Linux. Na prática, não existe nenhuma grande vantagem sobre configurar pelo Painel de controle, mas não deixa de ser um truque interessante, que vale à pena aprender.

Ao configurar a rede via DHCP, você pode checar rapidamente qual endereço IP está sendo usado por cada micro usando o comando “ipconfig” dentro do prompt do MS-DOS:

Para configurar a rede, especificando manualmente os endereços, você usaria:

C:\> netsh int ip set address name=”Conexão Local” source=static 192.168.0.22
255.255.255.0 192.168.0.1 1

… Onde “Conexão Local” é o nome da conexão de rede (da forma como aparece no painel de Conexões de Rede do Painel de controle), seguido pelo endereço IP, máscara e gateway da rede. Não se esqueça do número “1” no final, que é um parâmetro para a configuração do gateway.

Para configurar o DNS, você usaria:

C:\> netsh int ip set dns “Conexão Local” static 200.204.0.10

Para configurar os endereços e DNS via DHCP, você pode usar os comandos:

C:\> netsh int ip set address name=”Conexão Local” source=dhcp
C:\> netsh int ip set dns “Conexão Local” dhcp

O endereço obtido via DHCP precisa ser renovado periodicamente, o que é feito de forma automática. Mas, em algumas situações, o sistema pode falhar em renovar o endereço (o que é relativamente comum ao acessar via cabo, por exemplo) fazendo com que seu micro seja desconectado da rede. Nestes casos, você pode forçar a renovação do endereço IP clicando com o botão direito sobre o ícone da conexão, dentro do painel de controle e acessando a opção “Reparar”, ou usando os dois comandos abaixo no prompt do MS-DOS:

C:\> ipconfig /release
C:\> ipconfig /renew