Gartner: sete pontos críticos sobre estratégias para mídia social

As questões que devem ser consideradas para uma estratégia bem-sucedida para redes sociais.

Se é impossível ignorar as redes sociais pelo impacto que ela vem provocando em áreas importantes de negócios, elaborar políticas para o uso das mesmas é uma tarefa complexa que envolve o enfrentamento de algumas questões críticas.

De acordo com a consultoria Gartner, aqueles que participam das redes sociais precisam de orientação sobre regras, responsabilidades, normas e comportamentos esperados. A organização destaca sete pontos essenciais, que devem ser levados em conta na criação de uma política:

Estratégia
Antes de adotar qualquer prática, os objetivos centrais com as redes devem ser definidos. Além disso, as iniciativas devem levar em conta a missão, estratégia e valores da organização. Só com um plano estratégico será possível monitorar ações.

Elaboração e revisão de políticas
Pode ser tarefa do CIO, do Conselho Geral ou de comissões próprias para esse fim. As políticas para mídia social devem ser alinhadas com as da própria organização, além de definir o que pode ser postado, os processos operacionais, e as diretrizes específicas de governança e o processo com as quais cada departamento ou divisão da companhia irá trabalhar.

Diagnóstico da política
A política deve ser diagnosticada em algum ponto para garantir interesses como segurança, privacidade e exposição da marca, além de verificar se as adesões ocorrem conforme o planejado. Nesse processo, nascerão novas direções que deverão ser incorporadas à política existente.

Responsabilidades estratégicas
Cada colaborador deve ter bem claras suas responsabilidades, com padrões bem escritos e de fácil compreensão. Um plano de comunicação bem realizado, apoiado por um programa de treinamento, também ajudará o funcionário a absorver melhor as políticas e por qual razão é necessário segui-las.

Políticas e responsabilidades éticas
O programa de treinamento deve também mostrar aos funcionários os limites que devem ser respeitados no acesso às redes sociais. Para tanto, os primeiros a entender completamente a questão são os líderes, responsáveis por identificar o que é inapropriado.

Capacitação de gestores
Durante a implementação do plano, a empresa precisa oferecer aos gestores apoio e treinamento para que eles tenham as habilidades necessárias e formas de aconselhar funcionários sobre o assunto.

Casos de insucesso
Todas as experiências mal sucedidas, seja na empresa ou fora dela, devem ser utilizadas como exemplo para a não repetição de erros. Os conhecimentos que surgem das falhas podem ser usadas para melhorar iniciativas correntes ou projetos futuros.