Saiba como ficaram as qualificações e certificações ITIL® com o lançamento da V3

Lançada em 2007, a Versão 3 do ITIL® reúne o melhor do ITIL® V1 e V2, incorporando as melhores práticas de gestão de serviços de TI. É apresentada com uma estratégia de fluxo e multi-dimensionalidade.

Os títulos dessa versão são:

  • Service Strategy – (Estratégia de Serviço);
  • Service Design – (Projeto de Serviço);
  • Service Transition – (Transição de Serviço);
  • Service Operation – (Operação de Serviço);
  • Continual Service Improvement – (Melhoria Contínua de Serviço).

Modificações na estrutura de qualificação profissional:

A nova versão do ITIL® foi lançada mundialmente no dia 5 de junho de 2007 e trouxe algumas alterações em sua estrutura, que foi desenvolvida para atender o ciclo de vida do serviço.

Nesta nova versão, através das qualificações, o profissional acumulará créditos para sua “carreira ITIL®”. As qualificações do V2 foram consideradas e ajudam o candidato a juntar créditos para a Versão 3.

A cada treinamento executado acumula-se créditos para passar para outro nível. Assim sendo, cada um deles possui uma pontuação diferente.

As fases do treinamento foram divididas em 4 níveis:

1) Nível Inicial:

Foundation Level V3 – ITIL® Foundation for Service Management (2 créditos).
O candidato que possui o certificado V2 Foundation Certificate, equivale a 1.5 créditos, tem a oportunidade de executar um treinamento para sua atualização, através do ITIL® V3 Foundation Bridge, composto por um treinamento de seis horas mais a certificação, completando 2 créditos necessários para o próximo nível.
O treinamento V3 Foundation oferece os 2,0 créditos necessários para ingresso no próximo nível.

2) Nível Intermediário:

Pré requisito: O candidato deve ter 2 créditos para iniciar os estudos neste nível (certificado V3 ou certificado V2+V3 Bridge).

Elaborados a partir dos Combos Practitioners, Single Practitioners Versão 2 e novidades da Versão 3, esta segunda fase é dividida em duas frentes, o candidato poderá escolher os módulos que deseja realizar os treinamentos, conforme segue:

ITIL® Service Lifecycle Modules – composto por 5 módulos, cada um deles equivalente a 3 créditos, totalizando 15 créditos.

ITIL® Service Capability Modules – composto por 4 módulos, cada um deles equivalente a 4 créditos, totalizando 16 créditos.

O profissional poderá fazer a combinação que desejar a fim de acumular os créditos necessários para a próxima fase.

Os Practitioners V2 também acumulam créditos nesta fase, sendo assim poderão ser adicionados aos módulos acima apresentados:

  • Singles (SLM, Secutity): 2 crédito cada módulo;
  • Combos / Clusters (Agree and Define –-IPAD; Support e Restore – IPSR, Release and Control – IPRC, Plan & Improve – IPPI): 3.5 créditos cada módulo.

3) Nível Avançado:

Pré requisito: O profissional deve ter 22 créditos para iniciar seus estudos nesta fase.

ITIL® Diploma – Há duas formas para alcançar este nível:

A) Para os candidatos certificados em V2 Service Manager (17 créditos) atualizarem-se para a V3, é necessário realizar o ITIL® V3 Manager Bridge (5 créditos) composto por um treinamento, sem necessidade de certificação. Com a totalização de 22 créditos, o candidato está apto a receber o ITIL® Diploma.

B) Através da totalização de 17 créditos adquiridos na combinação de treinamentos dos seguintes módulos:

  • ITIL® Service Lifecycle Modules;
  • ITIL® Service Capability Modules;
  • V2 Practitioner Clusters;
  • V2 Practitioner Singles.

Esses 17 créditos devem ser somados com os 5 créditos do Managing Through the Lifecycle, totalizando os 22 pontos necessários para atingir o último nível.

4) Nível Final – Advanced SM Professional Diploma:

Pré requisito: O profissional deve ter 22 créditos acumulados

Advanced SM Professional Diploma – nível em desenvolvimento.

Veja abaixo como ficou a Estrutura de Qualificações ITIL®: